Pular para o conteúdo principal

FAD na Bandtec em São Paulo

Sandro Melo, Davi Souza, Penasio, Ramilton, Leonardo Vaz, Wolnei e Marcos Sungália
No último sábado (09/11), participei do FAD (Fedora Activity Day) realizado na Faculdade Bandtec (http://www.bandtec.com.br), em São Paulo. Outros participantes deste FAD  foram os quatro embaixadores - Leonardo VazWolnei Junior , Ramilton Costa Gomes Junior e Davi Souza, além do Marcos Sungália, parceiro RedHat, o Sandro Melo e outros professores da Bandtec.

No começo fiquei até preocupado, já que, segundo Ramilton (organizador do evento), alguns palestrantes desistiram e a grade que era pequena podia ficar totalmente comprometida. Ainda assim, naquele sábado sai de casa para abraçar a causa e ajudar com o que fosse necessário.
Ao chegar na Bandtec fiquei muito surpreso com a boa estrutura do lugar e com o cuidado com que nosso evento estava sendo tratado, até a equipe de seguranças da faculdade estavam recebendo e orientando as pessoas que chegavam lá para participar do FAD. Fui encaminhado ao auditório onde o Leonardo Vaz e o Wolnei já palestravam para um grupo de alunos sobre o Fedora. Entrei, fui apresentado e passei a acompanhar da plateia,  participando vez ou outra.  A palestra, mais uma conversa, fluiu muito bem entre os alunos e o pessoal do FAD,  sem ser um “dia de aula” rotineiro. Ainda pela manhã, o Wolnei palestrou sobre Fedora ARM. Durante o almoço, quando perguntei ao Leonardo Vaz, sobre a grade e o que iria acontecer à tarde, ele me explicou que houve uma   reorganização da agenda, com a realização de cinco atividades simultâneas.

Na parte da tarde, participei da atividade liderada pelo Marcos Sungália sobre empacotamento de software, que pra mim foi muito legal e didática.  Nesta atividade participaram mais de quinze alunos e todos construíram seu pacote RPM. Não participei das outras atividades, mas fiquei sabendo que foram também muito legais e tiveram bom público. Segundo o Ramilton, eles até conseguiram fazer várias traduções de software durante o evento, ação que, sem dúvida, despertou o interesse dos alunos em participar do projeto Fedora.

Outro ponto deste FAD que não posso deixar passar em branco é a ótima infraestrutura de laboratórios e anfiteatros da Faculdade Bandtec. E destacar o grande apoio do professor Sandro Melo, amigo de muitos outros momentos do Software Livre, que colocou este espaço à nossa disposição e convidou os alunos, inclusive abrindo a oportunidade para futuros eventos.

Constatei com este FAD (mais uma vez) que a comunidade de Software Livre trabalha de forma colaborativa e até caótica, mas, sem dúvida, com muita paixão e força de vontade, fazendo com que eventos como este ocorram apenas com a boa vontade de quem veste a camisa.

Aqui está a grade de palestras deste FAD. Até a próxima!

Manhã
  •  Desenvolvimento do Fedora: Uma visão geral -  Leonardo Vaz e Wolnei Junior (embaixadores Fedora)
  •  Fedora ARM - Wolnei Junior (embaixador Fedora)
Tarde
  •  Distribuição de Software – Empacotamento  - Marcos Sungáila (parceiro RedHat)
  •  Tradução - Ramilton (embaixador Fedora)
  •  Fedora Remix - Wolnei (embaixador Fedora)
  •  Tutorial de Firewall com Fedora Linux - Allan Pitter ( professor BandTec) 
  •  Active Directory Fundamentos Samba Histórico até o Samba 4 Hands On - Ubiratã e Moreti (professor BandTec)



Mais imagens...
O início...
O samba


O firewall

A tradução
O Empacotamento...














Comentários

MauricioPimentel disse…
Olá Claudio, obrigado pelo relato. De fato a comunidade BandTec, capitaneada pelo Sandro Melo, tem buscado estar bem próxima das iniciativas e eventos de tecnologia,sejam de plataforma aberta ou de fabricante, mas que seja significativa e relevante para a formação profissional em TI. A casa está aberta. Obrigado,abç.
Mauricio Pimentel

Postagens mais visitadas deste blog

Problemas com o Módulo de Segurança do Banco do Brasil no Fedora 25 com Firefox 52 em diante

A partir da versão 52 do Firefox, lançada em março de 2017, entre outras novidades no aumento da segurança, o navegador não possui mais suporte a plugins NPAPI (Netscape Plugin API), ou seja, não roda mais Java, Silverlight e Acrobat. Com isso, quem atualizou recentemente o Firefox e usava o Banco do Brasil se deparou com a necessidade da instalação do módulo de Segurança deste aplicativo do banco. Ao se realizar a instalação do módulo, eu detectei dois grandes erros, que até hoje, 30/04, o Banco do Brasil ainda não corrigiu. São eles: Não reconhece a senha de superusuário.  Na autenticação da senha de Superusuário o módulo informa que a senha está incorreta. Isto ocorre porque nesta etapa o aplicativo depende do Xorg, e normalmente quem usa o Fedora 25 está usando o Wayland. Para corrigir esta etapa é até fácil, basta fazer logout e logar novamente no “Gnome sobre Xorg” (clicando na engrenagem na tela de login e escolhendo esta opção). Depois, ba...

Cryptorave 2015 e 11° Flisol São Paulo

Na última sexta e sábado, 24 e 25 de abril, aconteceu no Centro Cultural São Paulo a CryptoRave 2015 , evento que durou 24 horas ininterruptas com mais de 37 atividades sobre segurança, criptografia, hacking, anonimato, privacidade e liberdade na rede. No dia 25 também foi realizado o 11° Flisol São Paulo, Festival LatinoAmericano de Software Livre , e a parte do Install Fest do FLISOL São Paulo ocorreu na mesma hora e lugar que a Cryptorave. Durante a Cryptorave, eu e o Davi Souza , nos juntamos ao Thiago Paixão   e outros voluntários do Software Livre para realizarmos o Install Fest, além de acompanharmos o evento - que foi fantástico. Para mim, a Cryptorave teve uma caraterística muito interessante: o finaciamento por contribuições espontâneas. Trezentos e cinquenta e duas pessoas colaboraram com o evento pelo Catarse , onde a meta de R$ 30000,00 foi atingida, possibilitando sua realização. Além do dinheiro arrecadado coletivamente, a Cryptorave re...